quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Altoé, visita São Paulo


Uma mãe com depressão rejeitava o filho e encontrou a salvação na Pastoral da Criança. O apoio da líder foi tão fundamental que hoje essa mãe também faz parte do grupo. Histórias como essas foram relatadas à Irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, durante os cinco dias em que esteve na Arquidiocese de São Paulo, entre 24 e 28 de agosto. Ela também lançou um desafio ao voluntariado: cada líder deve trazer mais uma pessoa para ajudar na Pastoral da Criança até 25 de dezembro. Esse será o presente que cada um dará ao Menino Jesus. Outro pedido foi para que cada líder passe a acompanhar pelo menos uma gestante.
“Foi com a inspiração de Deus que Dra. Zilda fundou a Pastoral da Criança e a colocou no coração de cada um de nós. Somos chamados a ser discípulos e missionários. Queremos que a “chama” a “luz” dos líderes atraiam mais pessoas para a Pastoral da Criança. É importante mantermos acesa a chama do Reino de Deus, pois somos missionários e trabalhamos para Cristo”, afirma Irmã Vera.
Durante esse período, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança encontrou a liderança dos seis setores da Arquidiocese de São Paulo: Belém, Brasilândia, Ipiranga, Lapa, Santana e Sé. Visitou famílias. Foi recepcionada por padres e bispos, que manifestaram o apoio a missão da Pastoral da Criança. Conheceu as particularidades da ação em uma grande metrópole. Mostrou seu entusiasmo para todos em uma verdadeira maratona, agradecendo a todos pela dedicação.
Apoio
Já no primeiro dia de visita Irmã Vera conheceu a Favela do Moinho na região central da cidade e a ação realizada pela Pastoral da Criança no local. O encontro contou com a presença do coordenador estadual José de Anchieta. O almoço teve a presença das coordenadoras dos setores na casa em que se realiza o Projeto de Trabalho e Renda em Serviços Domésticos da Pastoral da Criança.
No período da tarde, ocorreu ainda uma reunião na Secretaria de Saúde do município de São Paulo, onde se obteve apoio para a campanha “Antibiótico: primeira dose imediata”, lançada no mês de julho pela Pastoral da Criança, em parceria com o Ministério da Saúde.
Um grande presente
O segundo dia em São Paulo possibilitou que Irmã Vera visse a importância do apoio do clero à Pastoral da Criança. Na comunidade de Heliópolis, ela conheceu Padre José Lino, que visita as famílias, faz celebrações nas casas e ajuda na formação das líderes. Em uma caminhada de 4 quilômetros, conheceu a Paróquia Santa Paulina e as comunidades Santa Isabel, São José Operário e São Benedito.
O presente veio na Celebração Eucarística pelo 77º aniversário de nascimento de Dra. Zilda Arns Neumann. Padre Júlio Lanceloti, que presidiu a missa, entregou a coordenadora nacional da Pastoral da Criança uma pedra retirada dos escombros de onde Dra. Zilda se acidentou. A coordenadora Maria do Rosário, da Arquidiocese de São Paulo, também recebeu esse presente. As pedras foram trazidas por um médico sem fronteira, amigo de Padre Júlio.
“Estamos implantando a Pastoral da Criança no Haiti. Irmã Rosangela foi para lá em agosto e trará um pouco de terra do local onde Dra. Zilda morreu. Com terra e pedra, podemos continuar construindo a Pastoral da Criança. É isso que Deus quer de nós, que construamos a Pastoral da Criança”, acredita Irmã Vera Lúcia Altoé.
Irmã Vera ainda foi à Sala São Paulo, onde se apresenta a OSESP - Orquestra Sinfônica de São Paulo. A Pastoral da Criança tem uma parceria na qual tanto a liderança como as famílias acompanhadas podem assistir às apresentações no local.
Jesus
Terceiro dia em São Paulo, e a sexta-feira parecia pequena para tantos compromissos. No setor Santana, Irmã Vera pôde falar com as voluntárias e com Padre Beto, da Paróquia Santa Joana D'Arc. Também realizou uma visita a uma família boliviana.
Já no Setor Ipiranga, com a presença do Padre João Cícero e Padre Natal, Irmã Vera conversou com a liderança, visitou uma família acompanhada e destacou a necessidade de conquistarmos mais voluntários para a Pastoral da Criança: “A messe é grande e os trabalhadores são poucos”.
No final do dia, o encontro foi com o cardeal Dom Odilo Scherer. O arcebispo de São Paulo fez um pedido especial à Irmã Vera. Que cada família da Pastoral da Criança monte um presépio em casa e que no terceiro domingo do advento levem o Menino Jesus para ser abençoado. A idéia é levar e fortalecer a presença da Sagrada Família em cada lar.
Amor
O sábado foi marcado pela visita em dois setores: Belém, na zona Leste, e Brasilândia, na Norte. Diferentes regiões da cidade marcadas pelo mesmo amor. Na dedicação de coordenadoras e líderes que organizaram cada encontro, foi possível perceber o amor ao próximo que cada uma vive.
No Belém, a missa foi presidida pelo Padre Policarpo, que disse: “Vocês estão no caminho certo”. Depois de falar com a liderança, Irmã Vera visitou algumas famílias que vivem em uma ocupação, onde há esgoto a céu aberto e problemas com enchente.
Na Brasilândia, a palavra de ordem foi a animação. O encontro contou com a presença do Padre Vladimir Anselmo da Silva, coordenadores e toda a liderança. Também se visitou uma família acompanhada pela Pastoral da Criança.
Alegria
O domingo começou no Setor Sé, com a presença do Padre José Augusto e da liderança. Com um ambiente florido e alegre, foi possível refletir sobre as palavras de Irmã Vera. Em um cortiço, algumas famílias foram visitadas.
No Setor Lapa, a visita ocorreu na Comunidade São Remo. Já o encontro com a liderança, na Paróquia São Patrício, contou com a presença do Bispo Dom Júlio Endi Akamine e do Padre João Carlos Borges. Mais um ambiente marcado pela alegria e pelo amor.
“Precisamos da alegria e do dinamismo de cada um de vocês. A primeira palavra de ordem é estarmos animados, pois Jesus disse que estaria conosco todos os dias”, diz Irmã Vera, com a certeza de quem foi bem recebida por padres, bispos, coordenadores e líderes da Pastoral da Criança.


Texto: Cristiane Reimberg, comunicadora da Pastoral da Criança, e Maria do Rosário Gazzola de Souza, coordenadora da Pastoral da Criança na Arquidiocese de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário